A Influência do ENADE no âmbito das Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Sabrina Olimpio Caldas de Castro Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Lúcia Helena Gazolla Reis de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo Gava Universidade Federal de Viçosa
  • Edson Arlindo Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Rafael Morais Pereira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.22

Palavras-chave:

Política Pública Educacional, ENADE, Coordenadores de Curso.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em compreender a influência do Exame Nacional de Desempenho (Enade) nas Instituições de Ensino Superior (IES), na percepção dos coordenadores dos cursos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Metodologicamente, realizou-se entrevistas com 14 coordenadores de cursos da UFV. Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados apontou influências positivas da avaliação. Além disso, identificou-se as principais críticas do exame, as quais são coerentes com as falhas apontadas por autores que, anteriormente, estudaram o Enade.

Biografia do Autor

Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV)

Bolsista de Iniciação Científica - PROBIC/FAPEMIG

Lúcia Helena Gazolla Reis de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração Pública

Rodrigo Gava, Universidade Federal de Viçosa

Professor Doutor do Departamento de Administração e Contabilidade

Edson Arlindo Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professor Doutor do Departamento de Administração e Contabilidade

Rafael Morais Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Administração na Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV)

Bolsista de Iniciação Científica - PROBIC/FAPEMIG

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos