Remuneração docente na educação básica: uma análise comparativa nos setores público e privado no município de Campo Grande (2006-2014)

Autores

  • Bruna Mendes Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elcio Gustavo Benini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.26

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Remuneração, Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a remuneração dos professores da educação básica do Município de Campo Grande – MS. Por meio da Relação Anual de Informação Sociais (RAIS), disponibilizada pelo Ministério do Trabalho (MTE), este artigo investiga os diferenciais de remuneração entre os professores dos diversos níveis de ensino, das redes pública e privada, no período de 2006 a 2014. De acordo com os resultados obtidos, os professores da educação básica que atuam nos setores público municipal e estadual tiveram reajustes na remuneração maiores do que os atuantes nas entidades privadas quando comparados às médias dos reajutes anuais dos mesmos. No entanto, quando postos diante a outros profissionais com o mesmo nível de formação, os professores da educação básica em geral ainda recebem uma remuneração muito aquém do esperado. Todavia, os dados apresentados também indicam a valorização da remuneração do professor da educação básica no período analisado.

Biografia do Autor

Bruna Mendes Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente, é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Também é Tutora presencial no ensino do curso Técnico em Serviços Públicos na modalidade de educação à distância do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Elcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nas áreas de Teoria Crítica das Organizações, Trabalho Associado, Educação e Trabalho, e Administração Pública. É professor nos cursos de graduação em Administração (modalidade presencial), Administração Pública (modalidade a distância), de especialização em Gestão Pública e Gestão em Saúde (modalidade a distância), e no mestrado em Administração (modalidade presencial), da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos