Remuneração docente na educação básica: uma análise comparativa nos setores público e privado no município de Campo Grande (2006-2014)
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.26Palavras-chave:
Trabalho Docente, Remuneração, Educação Básica.Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo a remuneração dos professores da educação básica do Município de Campo Grande – MS. Por meio da Relação Anual de Informação Sociais (RAIS), disponibilizada pelo Ministério do Trabalho (MTE), este artigo investiga os diferenciais de remuneração entre os professores dos diversos níveis de ensino, das redes pública e privada, no período de 2006 a 2014. De acordo com os resultados obtidos, os professores da educação básica que atuam nos setores público municipal e estadual tiveram reajustes na remuneração maiores do que os atuantes nas entidades privadas quando comparados às médias dos reajutes anuais dos mesmos. No entanto, quando postos diante a outros profissionais com o mesmo nível de formação, os professores da educação básica em geral ainda recebem uma remuneração muito aquém do esperado. Todavia, os dados apresentados também indicam a valorização da remuneração do professor da educação básica no período analisado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.