Um novo pensar teórico e prático a partir da formação acadêmica integral
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.30Palavras-chave:
Memória Institucional, Habitus, Educação Não-formal.Resumo
O presente trabalho visa a entender possíveis vinculações da formação acadêmica e da construção de um novo habitus a partir da educação não-formal oferecida no espaço social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procura-se relacionar, através da história e da memória institucional de uma Unidade Acadêmica, como as atividades extracurriculares podem permitir a ampliação do capital cultural dos agentes sociais inseridos no campo cultural (acadêmico). Parte-se da teoria bourdiana de reprodução de hierarquias sociais dentro de um campo e apresentam-se alternativas para a mobilidade social. A construção do objeto de pesquisa em desenvolvimento, oferece conclusões provisórias a partir da gênese dos conceitos, tais como, a vinculação da memória institucional com a formação da identidade de grupo; a existência de oportunidades para a criação de um novo habitus e o acúmulo de capital cultural, através da grande oferta de atividades extracurriculares oferecidas na Universidade.Downloads
Publicado
2016-12-20
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.