O encontro reflexivo como possível abertura à alteridade constitutiva do si-mesmo

Autores

  • Gilberto Ferreira Barreiros USP - Universidade de São Paulo
  • Henriette Tognetti Penha Morato É professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, com livre-docência defendida em 2015

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.37

Palavras-chave:

Alteridade, Encontro Reflexivo, Pais do Sexo Masculino, Hermenêutica.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender uma prática psicológica de grupo denominada de Encontro Reflexivo como um espaço de encontro que proporciona abertura à alteridade constitutiva do si-mesmo. A alteridade foi tomada enquanto condição ontológica na constituição do si-mesmo na tematização da fenomenologia existencial Ricoeuriana. Metodologicamente, a concepção de narrativa Ricoeuriana surge como um modo de configurar ações humanas em linguagem constituidora de sentidos, conduzindo este trabalho enquanto possibilidade de um caminho descritivo e compreensivo.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira Barreiros, USP - Universidade de São Paulo

Prof. Dr. Gilberto Ferreira Barreiros, Atualmente faz Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo- USP como Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Foi professor adjunto do programa de graduação de Psicologia da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN ) de 2003 a 2011

 

Henriette Tognetti Penha Morato, É professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, com livre-docência defendida em 2015

Profa. Dra. livre Docente Henriette Tognetti Penha Morato é professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com livre-docência defendida em 2015. Concluiu pós-doutorado na Universidade Paris 7. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É membro do GT ANPEPP "Práticas psicológicas em Instituições" e líder do Grupo de Pesquisa no Diretório CNPq "Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação" e bolsista produtividade CNPq: PQ-2.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos