Os cadernos de desenho da primeira série do ensino primário de 1948 do Colégio Farroupilha-RS

Autores

  • Évelin Albert Professora do Colégio Farroupilha. Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.2622

Palavras-chave:

cadernos escolares, disciplina de desenho, alfabetização e escola primária.

Resumo

O presente trabalho examinou cadernos da disciplina de Desenho, de 1948, de um aluno do Curso Primário do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a fim de avaliar o processo e as técnicas desenvolvidas nesta área do conhecimento. Nesta observação, a ênfase se deu nas ilustrações que apareciam nos cadernos, o que exprimiam e o que elas aclaravam sobre a disciplina de Desenho. Nestes registros, averiguou-se o que antigamente foi vivo e atual e hoje integra a reminiscência da escola e expressa às relações de ensino e de aprendizagem da instituição. Por fim reiterou-se que nos cadernos foi presente aspectos relevantes da disciplina de Artes para o processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Évelin Albert, Professora do Colégio Farroupilha. Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa.

Pedagoga- PUCRS, Motricista infantil -UFRGS, Pscicopedagoga- IERGS, Mestre em Educação -Universidade de Lisboa; Professora do Colégio Farroupilha-Anos Iniciais.

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Artigos