Os cadernos de desenho da primeira série do ensino primário de 1948 do Colégio Farroupilha-RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.2622Palavras-chave:
cadernos escolares, disciplina de desenho, alfabetização e escola primária.Resumo
O presente trabalho examinou cadernos da disciplina de Desenho, de 1948, de um aluno do Curso Primário do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a fim de avaliar o processo e as técnicas desenvolvidas nesta área do conhecimento. Nesta observação, a ênfase se deu nas ilustrações que apareciam nos cadernos, o que exprimiam e o que elas aclaravam sobre a disciplina de Desenho. Nestes registros, averiguou-se o que antigamente foi vivo e atual e hoje integra a reminiscência da escola e expressa às relações de ensino e de aprendizagem da instituição. Por fim reiterou-se que nos cadernos foi presente aspectos relevantes da disciplina de Artes para o processo de alfabetização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.