Os cadernos de desenho da primeira série do ensino primário de 1948 do Colégio Farroupilha-RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.2622Keywords:
cadernos escolares, disciplina de desenho, alfabetização e escola primária.Abstract
O presente trabalho examinou cadernos da disciplina de Desenho, de 1948, de um aluno do Curso Primário do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a fim de avaliar o processo e as técnicas desenvolvidas nesta área do conhecimento. Nesta observação, a ênfase se deu nas ilustrações que apareciam nos cadernos, o que exprimiam e o que elas aclaravam sobre a disciplina de Desenho. Nestes registros, averiguou-se o que antigamente foi vivo e atual e hoje integra a reminiscência da escola e expressa às relações de ensino e de aprendizagem da instituição. Por fim reiterou-se que nos cadernos foi presente aspectos relevantes da disciplina de Artes para o processo de alfabetização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.