Identidade e cultura organizacional: o processo de identificação dos alunos de programas de pós-graduação stricto sensu em administração em instituições públicas e privadas

Autores

  • Sergio Vogt Professor no Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Mariane Lemos Lourenço Professora na Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.2804

Palavras-chave:

Identidade Organizacional, Cultura Organizacional, Identificação, Programa de pós-graduação.

Resumo

Uma vez que a cultura exprime, afeta e também estabelece uma identidade, surge a relação entre identidade e cultura. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é analisar como ocorre o processo de identificação dos alunos de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, a partir dos aspectos da identidade e da cultura de tais programas. Assim, por meio de entrevistas realizadas com os alunos de quatro programas, pode-se perceber que os aspectos contextuais e históricos possuem impacto na forma como o programa é visto pelos seus alunos. Ainda, pôde-se identificar quais são os principais elementos que se tornam objeto de identificação por parte dos alunos pesquisados. Também se evidenciou que a ocupação que os alunos possuem e o(s) motivo(s) que os levaram a ingressar em um curso stricto sensu são questões iniciais para o entendimento do processo de identificação, que envolve também aspectos ligados ao tempo de permanência na instituição.

Biografia do Autor

Sergio Vogt, Professor no Instituto Federal do Paraná - IFPR

Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing Empresarial, Mestre em Administração e Doutorando em Administração

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos