Identidade e cultura organizacional: o processo de identificação dos alunos de programas de pós-graduação stricto sensu em administração em instituições públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.2804Palabras clave:
Identidade Organizacional, Cultura Organizacional, Identificação, Programa de pós-graduação.Resumen
Uma vez que a cultura exprime, afeta e também estabelece uma identidade, surge a relação entre identidade e cultura. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é analisar como ocorre o processo de identificação dos alunos de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, a partir dos aspectos da identidade e da cultura de tais programas. Assim, por meio de entrevistas realizadas com os alunos de quatro programas, pode-se perceber que os aspectos contextuais e históricos possuem impacto na forma como o programa é visto pelos seus alunos. Ainda, pôde-se identificar quais são os principais elementos que se tornam objeto de identificação por parte dos alunos pesquisados. Também se evidenciou que a ocupação que os alunos possuem e o(s) motivo(s) que os levaram a ingressar em um curso stricto sensu são questões iniciais para o entendimento do processo de identificação, que envolve também aspectos ligados ao tempo de permanência na instituição.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.