A perspectiva ‘etnomodelagem’ presente nos fazeres de um coreógrafo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3787Palavras-chave:
Modelagem, Etnomatemática, Etnomodelagem, Cultura, Coreógrafo.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a relação entre as expressões de um coreógrafo e os processos de modelagem, sob a perspectiva da etnomodelagem. Modelagem é o processo requerido para a elaboração de um modelo. Etnomodelagem é uma aplicação prática da etnomatemática, (arte ou técnica de entender e explicar a matemática praticada pelos diferentes grupos), que adiciona uma perspectiva cultural aos conceitos da modelagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou do mapeamento na pesquisa educacional como método para coletar e analisar dados, tal pesquisa foi dividida em duas etapas: apreensão e significação. A apreensão, onde foi realizada uma entrevista por meio de narrativa com o profissional colaborador da pesquisa (coreógrafo); e a significação, onde estes dados foram organizados e analisados criteriosamente. Como resultado pode-se perceber que o entrevistado utiliza-se de procedimentos para sua criação similares aos processos de modelagem matemática, e, considerando o contexto cultural no qual está inserido, evidencia-se ainda a perspectiva etnomatemática em suas ações, ou seja, seus trabalhos sugerem a convergência para a etnomodelagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.