A perspectiva ‘etnomodelagem’ presente nos fazeres de um coreógrafo

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3787

Palavras-chave:

Modelagem, Etnomatemática, Etnomodelagem, Cultura, Coreógrafo.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a relação entre as expressões de um coreógrafo e os processos de modelagem, sob a perspectiva da etnomodelagem. Modelagem é o processo requerido para a elaboração de um modelo. Etnomodelagem é uma aplicação prática da etnomatemática, (arte ou técnica de entender e explicar a matemática praticada pelos diferentes grupos), que adiciona uma perspectiva cultural aos conceitos da modelagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou do mapeamento na pesquisa educacional como método para coletar e analisar dados, tal pesquisa foi dividida em duas etapas: apreensão e significação. A apreensão, onde foi realizada uma entrevista por meio de narrativa com o profissional colaborador da pesquisa (coreógrafo); e a significação, onde estes dados foram organizados e analisados criteriosamente. Como resultado pode-se perceber que o entrevistado utiliza-se de procedimentos para sua criação similares aos processos de modelagem matemática, e, considerando o contexto cultural no qual está inserido, evidencia-se ainda a perspectiva etnomatemática em suas ações, ou seja, seus trabalhos sugerem a convergência para a etnomodelagem.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Artigos