Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos: aspectos históricos do ensino da tabuada
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3890Palavras-chave:
Educação Matemática, Discurso, Análise Histórica.Resumo
Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do filósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como produto histórico de discursos. A partir dos métodos arqueológico e genealógico fazem-se alguns questionamentos como: Que enunciados sobre o ensino da tabuada estavam presentes nos regimes de verdade da Educação Matemática de diferentes épocas e quais suas implicações na constituição dos sujeitos? As fontes analisadas foram exemplares da Revista do Professor, da Revista de Ensino e da Revista Nova Escola, num total de 13, publicadas entre os anos de 1953 e 2000. A análise garimpou enunciações que permitiram articular o ensino da tabuada a algumas práticas da sociedade disciplinar e posteriormente da sociedade de controle. A intenção deste estudo é refletir sobre a importância da história do presente para as pesquisas em Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.