Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos: aspectos históricos do ensino da tabuada

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3890

Palavras-chave:

Educação Matemática, Discurso, Análise Histórica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do filósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como produto histórico de discursos. A partir dos métodos arqueológico e genealógico fazem-se alguns questionamentos como: Que enunciados sobre o ensino da tabuada estavam presentes nos regimes de verdade da Educação Matemática de diferentes épocas e quais suas implicações na constituição dos sujeitos? As fontes analisadas foram exemplares da Revista do Professor, da Revista de Ensino e da Revista Nova Escola, num total de 13, publicadas entre os anos de 1953 e 2000. A análise garimpou enunciações que permitiram articular o ensino da tabuada a algumas práticas da sociedade disciplinar e posteriormente da sociedade de controle. A intenção deste estudo é refletir sobre a importância da história do presente para as pesquisas em Educação Matemática. 

Biografia do Autor

Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Cinetífica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Downloads

Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Dossiê