Programa para el desarrollo de proyectos de aprendizaje servicio en la secundaria

Autores

  • Esther Luna González Universidad de Barcelona
  • Pilar Folgueiras Bertomeu Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.18316/414

Palavras-chave:

Serviço solidário, Cidadania, Aprendizagem-serviço

Resumo

Aprendizagem  e Serviço-Solidário (APS) é considerado uma estratégia pedagógica favorável para promover a educação para a cidadania. Partindo desta premissa, o artigo se inicia com os elementos que fundamentam a educação para uma ciudadanía ativa, crítica e responsável, centrando - principalmente - em sua construção, a partir da participação. Na segunda parte do artigo se apresenta a elaboração, a aplicação e a avaliação de um programa de Aprendizagem e  Serviço Solidário (APS) posto em prática em um instituto de ensino médio da provincia de Barcelona (España). O  programa desenahado, aplicado e avaliado compreende um conjunto de atividades que colocam  em jogo: a) o desenvolvimento de uma consciência viva de pertencimento a uma comunidade, aprendendo um conjunto de habilidades e atitudes para participar nela., e b) facilitar um compromisso para melhorar, promovendo um sentido de responsabilidade social; finalmente o programa fomenta as aprendizagens ciudadãs vinculados com o sentimento de pertencimento, as competências cidadâs e a participação ativa expostos na primeira parte do artigo.

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos