Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015)

Autores

  • Ana Lisa Nishio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Dayse Martins Hora Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4152

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Matemática, Tecnologias Digitais.

Resumo

Neste trabalho discutimos aspectos relacionados à formação continuada de professores de Matemática com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito do ensino a distância, por meio de um levantamento de trabalhos científicos da área, tendo por loci de investigação os anais de eventos acadêmico-científicos, os periódicos científicos, o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, os Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), no período de 2011 a 2015. O que a literatura acadêmica tem acumulado de conhecimento sobre a formação continuada de professores de matemática com o uso da estratégia a distância? Os trabalhos revelaram que o professor de Matemática se apropria das metodologias inovadoras apoiadas nas TDIC por meio de processos interativos, em que conhecimentos técnicos e pedagógicos se fundem na construção de novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, são inúmeros os desafios que instigam pesquisadores a pensar em formação continuada a distância do professor e que, a questão da acessibilidade é inegável, porém tais formações apresentam pontos frágeis que devem ser revistos para que esse futuro profissional na área de ensino da Matemática obtenha sucesso.

Palavras-chave: Formação continuada; Educação Matemática; Tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Ana Lisa Nishio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dayse Martins Hora, Universidade Católica de Petrópolis

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos