Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015)

Ana Lisa Nishio, Dayse Martins Hora

Resumo


Neste trabalho discutimos aspectos relacionados à formação continuada de professores de Matemática com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito do ensino a distância, por meio de um levantamento de trabalhos científicos da área, tendo por loci de investigação os anais de eventos acadêmico-científicos, os periódicos científicos, o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, os Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), no período de 2011 a 2015. O que a literatura acadêmica tem acumulado de conhecimento sobre a formação continuada de professores de matemática com o uso da estratégia a distância? Os trabalhos revelaram que o professor de Matemática se apropria das metodologias inovadoras apoiadas nas TDIC por meio de processos interativos, em que conhecimentos técnicos e pedagógicos se fundem na construção de novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, são inúmeros os desafios que instigam pesquisadores a pensar em formação continuada a distância do professor e que, a questão da acessibilidade é inegável, porém tais formações apresentam pontos frágeis que devem ser revistos para que esse futuro profissional na área de ensino da Matemática obtenha sucesso.

Palavras-chave: Formação continuada; Educação Matemática; Tecnologias digitais.


Palavras-chave


Formação Continuada; Educação Matemática; Tecnologias Digitais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i3.4152

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