Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4152Keywords:
Formação Continuada, Educação Matemática, Tecnologias Digitais.Abstract
Neste trabalho discutimos aspectos relacionados à formação continuada de professores de Matemática com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito do ensino a distância, por meio de um levantamento de trabalhos científicos da área, tendo por loci de investigação os anais de eventos acadêmico-científicos, os periódicos científicos, o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, os Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), no período de 2011 a 2015. O que a literatura acadêmica tem acumulado de conhecimento sobre a formação continuada de professores de matemática com o uso da estratégia a distância? Os trabalhos revelaram que o professor de Matemática se apropria das metodologias inovadoras apoiadas nas TDIC por meio de processos interativos, em que conhecimentos técnicos e pedagógicos se fundem na construção de novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, são inúmeros os desafios que instigam pesquisadores a pensar em formação continuada a distância do professor e que, a questão da acessibilidade é inegável, porém tais formações apresentam pontos frágeis que devem ser revistos para que esse futuro profissional na área de ensino da Matemática obtenha sucesso.
Palavras-chave: Formação continuada; Educação Matemática; Tecnologias digitais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.