Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4152Palabras clave:
Formação Continuada, Educação Matemática, Tecnologias Digitais.Resumen
Neste trabalho discutimos aspectos relacionados à formação continuada de professores de Matemática com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito do ensino a distância, por meio de um levantamento de trabalhos científicos da área, tendo por loci de investigação os anais de eventos acadêmico-científicos, os periódicos científicos, o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, os Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), no período de 2011 a 2015. O que a literatura acadêmica tem acumulado de conhecimento sobre a formação continuada de professores de matemática com o uso da estratégia a distância? Os trabalhos revelaram que o professor de Matemática se apropria das metodologias inovadoras apoiadas nas TDIC por meio de processos interativos, em que conhecimentos técnicos e pedagógicos se fundem na construção de novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, são inúmeros os desafios que instigam pesquisadores a pensar em formação continuada a distância do professor e que, a questão da acessibilidade é inegável, porém tais formações apresentam pontos frágeis que devem ser revistos para que esse futuro profissional na área de ensino da Matemática obtenha sucesso.
Palavras-chave: Formação continuada; Educação Matemática; Tecnologias digitais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.