Identidade e representação na docência em Matemática: contribuições da filosofia da diferença

Autores

  • Suelen Assunção Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4238

Palavras-chave:

Docência, Identidade, Diferença, Representação, Matemática.

Resumo

Este artigo tem como problemática pensar nos efeitos da representação na formação identitária da docência contemporânea. Aproxima-se das contribuições teóricas de Deleuze, Foucault, Bergson e de outros teóricos das filosofias da diferença para pensar as linhas discursivas que constituem a docência em matemática. Mostra-se, a partir de discursos teóricos da área da Formação de Professores, que a forma da docência que se atualiza na contemporaneidade é carregada por um discurso dual da vida, do mundo e do humano. Foi preciso revisitar as filosofias da representação, mais especificamente o pensamento platônico-aristotélico, para mostrar que a lógica dual da docência em matemática herda da representação muitos de seus pressupostos antagônicos e de imposição de significados. Mostra-se, sobretudo, que o que se denominou de Docência-repouso é um fenômeno identitário cujo desdobramento se dá na formação inicial de professores e que, mesmo que haja ‘n’ possibilidades identitárias, a docência permanece assemelhando-se a um modelo universal ou geral, permanece na perspectiva de um falso movimento.

Biografia do Autor

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora do PPG em Educação em Ensino de Ciências pela UFRGS. É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa PRAKTIKÉ: Educação e Currículo em Ciências e Matemática e GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade, ambos da UFRGS, do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq. Possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Filosofias da Diferença e Educação.

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Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê