Aleturgias: rituais de verdade que se movimentam no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Autores

  • Josaine de Moura Pinheiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4240

Palavras-chave:

Aleturgia, Educação Matemática, CMPA, OBMEP.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de como rituais de verdade são colocados em operação no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e como eles se conjugam e se reforçam mutuamente, de modo a posicionar os alunos do CMPA como indivíduos assujeitados à racionalidade neoliberal, tornando-os competitivos e empreendedores de si mesmos. Os aportes teóricos que sustentam a investigação advêm do campo da Educação Matemática, vinculam-se às teorizações de Michel Foucault, principalmente àquelas desenvolvidas em suas obras Segurança, Território e População e Do Governo dos Vivos, convergentes às teorizações pós-estruturalistas. A tática metodológica adotada para analisar o material de pesquisa foi balizada pela análise do discurso, tratada e discutida por Michel Foucault. O material de pesquisa abrange documentos do CMPA e o site oficial da OBMEP. O exercício analítico efetivado sobre o material de pesquisa mostrou que as aleturgias colocadas em movimento no CMPA e na OBMEP possuem aproximação de táticas que convergem para os princípios da sociedade de controle e de regulação.

Biografia do Autor

Josaine de Moura Pinheiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Matemática Aplicada (1998) pelo programa de Pós-Graduação de Matemática Aplicada e Computacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada (1995) em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. No curso de Doutorado, seu estudo problematizou táticas e estratégias colocadas em movimento no Colégio Militar de Porto Alegre que constituem sujeitos que se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Desenvolve suas atividades investigativas junto ao GIPEMS-Unisinos: Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade, registrado no diretório de pesquisas do CNPq. Seu interesse investigativo tem como foco questões da constituição de sujeitos, em sua relação com a educação. Atua como professora de matemática do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Militar de Porto Alegre e professora de Cálculo I e II para os cursos de Engenharia, Matemática I e II para o curso de Ciências Econômicas, e Estruturas Algébricas para o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua no curso de Especialização em Educação Matemática, ministrando disciplinas com foco em pesquisa, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê