O GEEMCo em sua primeira fase: Wittgenstein e Foucault mobilizados para pensar a Educação Matemática

Autores

  • Juliano Espezim Soares Faria Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Metodologia de Ensino
  • Alice Stephanie Tapia Sartori

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4242

Palavras-chave:

Educação Matemática, Wittgenstein, Foucault, Grupo de Estudos.

Resumo

Neste texto, procuramos mostrar como algumas referências contemporâneas foram mobilizadas pelos integrantes do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo) em sete produções escritas no âmbito acadêmico: quatro dissertações e três artigos, produzidos entre 2013 e 2015, período de “maturidade” da primeira fase do grupo. Mostramos a significativa influência dos filósofos Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault sobre este conjunto de trabalhos, destacando a forma como as autoras e autores, integrantes do GEEMCo, realizaram suas análises teóricas.

Biografia do Autor

Juliano Espezim Soares Faria, Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Metodologia de Ensino

Possui graduação em Matemática - habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente sou professor assistente desta universidade, lotado no Departamento de Metodologia de Ensino, atuando exclusivamente na Licenciatura em Educação do Campo

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Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê