Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem

Autores

  • Cayley Guimarães Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Rita de Cássia Maestri UTFPR
  • Sueli de Fátima Fernandes UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4330

Palavras-chave:

Libras, Libras como L2, Lingua de Sinais

Resumo

Este artigo discute as dificuldades enfrentadas pelos Surdos na aquisição da língua de sinais, suas consequências emocionais, sociais, psicológicas e de cidadania. Observa a carência de encaminhamentos pedagógicos e educacionais da educação do Surdo, e propõe um framework para a criação de Objetos de Aprendizagem que tenham potencial de aprendizagem significativa. Como prova de conceito, foi construído um Objeto de Aprendizagem - uma casa digital - que apresenta possibilidades de interações voltadas ao desenvolvimento de estruturas pedagógicas. Validações internas da casa concluíram pelo potencial de uso do framework e da casa digital gerada.

Biografia do Autor

Cayley Guimarães, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Departamento Acadêmico de Desenho Industrial - DADIN.

Ciência da Computação.

Rita de Cássia Maestri, UTFPR

Departamento de Educação - DEPED

Psicologia e Educação

Sueli de Fátima Fernandes, UFPR

PPGEDc - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Letras/Libras

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Experiências