Diálogos com docentes: gênero e raça em uma perspectiva plural na educação escolar

Delton Aparecido Felipe, Fabiane Freire França

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de professores e professoras da Educação Básica do estado do Paraná-Brasil, entre os anos de 2008 e 2014. Em vista disso, problematizamos: o que professores e professoras compreendem por gênero e raça? Como contribuir para as discussões dessas temáticas na educação escolar? Para tanto, coletamos dados durante a realização de grupos de conversas realizados com docentes com o intuito de ouvir como esses sujeitos operacionalizam esses conceitos em sua prática docente. Adotamos como fonte de dados seus discursos durante os processos de diálogos. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa ação participante que compreende de forma horizontal a relação entre o sujeito que ouve e o sujeito que fala. Como referencial teórico optamos pelos Estudos Culturais que possibilitaram a problematização e a desconstrução de discursos normativos e biologizantes. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de um movimento contínuo e conflituoso de opiniões acerca de gênero e raça por parte dos/as professores/as durante as discussões em grupo. Consideramos que tais resultados propiciam entender a ancoragem dos discursos destes docentes em suas histórias de vida, seus valores e crenças pessoais.


Palavras-chave


Educação; Gênero; Raça; Estudos Culturais

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4427

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ISSN: 2236-6377

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