Diálogos com docentes: gênero e raça em uma perspectiva plural na educação escolar

Autores/as

  • Delton Aparecido Felipe Universidade Estadual de Maringá - Paraná
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4427

Palabras clave:

Educação, Gênero, Raça, Estudos Culturais

Resumen

O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de professores e professoras da Educação Básica do estado do Paraná-Brasil, entre os anos de 2008 e 2014. Em vista disso, problematizamos: o que professores e professoras compreendem por gênero e raça? Como contribuir para as discussões dessas temáticas na educação escolar? Para tanto, coletamos dados durante a realização de grupos de conversas realizados com docentes com o intuito de ouvir como esses sujeitos operacionalizam esses conceitos em sua prática docente. Adotamos como fonte de dados seus discursos durante os processos de diálogos. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa ação participante que compreende de forma horizontal a relação entre o sujeito que ouve e o sujeito que fala. Como referencial teórico optamos pelos Estudos Culturais que possibilitaram a problematização e a desconstrução de discursos normativos e biologizantes. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de um movimento contínuo e conflituoso de opiniões acerca de gênero e raça por parte dos/as professores/as durante as discussões em grupo. Consideramos que tais resultados propiciam entender a ancoragem dos discursos destes docentes em suas histórias de vida, seus valores e crenças pessoais.

Biografía del autor/a

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

Professor da Universidade Estadual de Maringá- Paraná Co, Pós-Doutor em História, na linha de pesquisa em Fronteiras, Populações e Bens Culturais. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná com estágio de doutoramento junto ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - da Universidade de Aveiro Portugal. Mestre em Educação e Graduado em História. Pesquisador do Núcleo de Estudo Interdisciplinar Afro-Brasileiro da Universidade Estadual de Maringá-Paraná, com pesquisas relacionadas ao uso das mídias para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica; cultura negra e ensino de história; e Patrimônio cultural negro. Com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. E atuação docente em História e Cultura Afro-brasileira; História do Brasil; Metodologia do Ensino de História e História da África. Endereço para acessar o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1673979833356158.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campo Mourão

Pedagoga, Doutora em Educação.

Publicado

2019-04-09

Número

Sección

Artigos