Robótica educacional: um recurso para a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor

Maurício Veiga da Silva, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Wolmir José Böckel

Resumo


Este trabalho aborda a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor por meio do kit de robótica LEGO MINDSTORMS® NXT. O trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. O estudo foi realizado em uma escola da rede privada do município de Vilhena, Rondônia, tendo, como participantes, vinte e dois estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa foi investigar como o uso de atividades de robótica no ensino médio pode contribuir na exploração de conceitos relacionados à transferência de calor. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa abordando um estudo de caso. Para análise e coleta dos dados, foram feitas observações, aplicação de um questionário prévio e desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso do kit de robótica LEGO MINDSTORMS® NXT e do software LEGO MINDSTORMS® NXT. Os resultados da pesquisa indicaram que as atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos mostraram ser potencialmente relevante, pois contribuíram para a exploração de conceitos físicos relacionados à transferência de calor e proporcionaram aos estudantes uma nova forma de analisar, abordar e compreender conteúdos teóricos no cotidiano.

Palavras-chave


Tecnologia educacional; Lego Mindstorms; robótica no ensino; transferência de calor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4452

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