Robótica educacional: um recurso para a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor

Autores

  • Maurício Veiga da Silva Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena
  • Sônia Elisa Marchi Gonzatti Universidade do Vale do Taquari
  • Wolmir José Böckel Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4452

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Lego Mindstorms, robótica no ensino, transferência de calor.

Resumo

Este trabalho aborda a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor por meio do kit de robótica LEGO MINDSTORMS® NXT. O trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. O estudo foi realizado em uma escola da rede privada do município de Vilhena, Rondônia, tendo, como participantes, vinte e dois estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa foi investigar como o uso de atividades de robótica no ensino médio pode contribuir na exploração de conceitos relacionados à transferência de calor. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa abordando um estudo de caso. Para análise e coleta dos dados, foram feitas observações, aplicação de um questionário prévio e desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso do kit de robótica LEGO MINDSTORMS® NXT e do software LEGO MINDSTORMS® NXT. Os resultados da pesquisa indicaram que as atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos mostraram ser potencialmente relevante, pois contribuíram para a exploração de conceitos físicos relacionados à transferência de calor e proporcionaram aos estudantes uma nova forma de analisar, abordar e compreender conteúdos teóricos no cotidiano.

Biografia do Autor

Maurício Veiga da Silva, Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena

Mestre em Ensino de Ciências Exatas, Docente da Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena, Vilhena, RO, Brazil

Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Educação, Docente da Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brazil

Wolmir José Böckel, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), formação pedagógica em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente exerce a função de Professor Adjunto, desde 2012 e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, desde 2013, na Universidade do Vale do Taquari.

Referências

ALMEIDA, Maria A. Revista dia a dia Educação 1, 2 (2007).

BONADIMAN, Hélio. Educação para Crescer (Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993).

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática (Autêntica, Belo Horizonte, 2007).

CABRAL, Cristiane Pelisolli. Robótica educacional e resolução de problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

CASTILHO, Maria Inês. Robótica na Educação: Com que objetivos?. Monografia de Especialização em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

CORAZZA, S. M. Revista da ABEM 13, 8 (2005).

FEITOSA, Jefferson Gustavo. Manual didático-pedagógico. (ZOOM Editora Educacional, Curitiba, 2013).

FRANGOU, S. et al. Representative examples of implementing educational robotics in school based on the constructivist approach 3, 54 (2008).

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa (Atlas, São Paulo, 2010).

GOMES, Marcelo Carboni. Reescrevendo a Educação (Sinproeste, Chapecó, 2007).

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Fundamentos de Física 2: Gravitação, ondas e termodinâmica (LTC, Rio de Janeiro, 2010).

HEINECK, Renato; VALIATI, Eliane Regina Alemida; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Revista Iberoamericana de Educación 42, 6 (2007).

KELLER, Frederick J. et al. Física Volume 1 (Makron Books, São Paulo, 1997).

MARIANO, Wilson de Melo; PAZ, Maria Regina de Almeida. Física, 2ª série: Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Educacional, Belo Horizonte, 2012).

MELO, M. (2009). Robótica e Resolução de Problemas: Uma Experiência com o Sistema Lego Mindstorms no 1º e 2º ano. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 2009.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva (Unijuí, Ijuí, 2013).

MORAES. Paulo Sérgio de. Curso Básico de Lógica de Programação (Centro de Computação, Campinas, 2000).

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos

Complementares (Livraria da Física, São Paulo, 2011).

MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de Pesquisa em Ensino (Livraria da Física, São Paulo, 2011).

Ó, Jorge Ramos do. Revista Educação e Realidade 32, 109 (2007).

PAPERT, Seymor. Logo: computadores e educação. (Brasiliense, São Paulo, 1985).

PINTO, Marcos de Castro. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

PIETROCOLA, Maurício. Manual do Educador (ZOOM Editora Educacional, Curitiba, 2012).

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. (MCB, University Press, 2001).

TIPLER, Paul Allen; MOSCA Gene. Física para cientistas e engenheiros (LTC, Rio de Janeiro, 2013).

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Experiências