Robótica educacional: um recurso para a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4452Keywords:
Tecnologia educacional, Lego Mindstorms, robótica no ensino, transferência de calor.Abstract
Este trabalho aborda a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor por meio do kit de robótica LEGO MINDSTORMS® NXT. O trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. O estudo foi realizado em uma escola da rede privada do município de Vilhena, Rondônia, tendo, como participantes, vinte e dois estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa foi investigar como o uso de atividades de robótica no ensino médio pode contribuir na exploração de conceitos relacionados à transferência de calor. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa abordando um estudo de caso. Para análise e coleta dos dados, foram feitas observações, aplicação de um questionário prévio e desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso do kit de robótica LEGO MINDSTORMS® NXT e do software LEGO MINDSTORMS® NXT. Os resultados da pesquisa indicaram que as atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos mostraram ser potencialmente relevante, pois contribuíram para a exploração de conceitos físicos relacionados à transferência de calor e proporcionaram aos estudantes uma nova forma de analisar, abordar e compreender conteúdos teóricos no cotidiano.References
ALMEIDA, Maria A. Revista dia a dia Educação 1, 2 (2007).
BONADIMAN, Hélio. Educação para Crescer (Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993).
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática (Autêntica, Belo Horizonte, 2007).
CABRAL, Cristiane Pelisolli. Robótica educacional e resolução de problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
CASTILHO, Maria Inês. Robótica na Educação: Com que objetivos?. Monografia de Especialização em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
CORAZZA, S. M. Revista da ABEM 13, 8 (2005).
FEITOSA, Jefferson Gustavo. Manual didático-pedagógico. (ZOOM Editora Educacional, Curitiba, 2013).
FRANGOU, S. et al. Representative examples of implementing educational robotics in school based on the constructivist approach 3, 54 (2008).
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa (Atlas, São Paulo, 2010).
GOMES, Marcelo Carboni. Reescrevendo a Educação (Sinproeste, Chapecó, 2007).
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Fundamentos de Física 2: Gravitação, ondas e termodinâmica (LTC, Rio de Janeiro, 2010).
HEINECK, Renato; VALIATI, Eliane Regina Alemida; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Revista Iberoamericana de Educación 42, 6 (2007).
KELLER, Frederick J. et al. Física Volume 1 (Makron Books, São Paulo, 1997).
MARIANO, Wilson de Melo; PAZ, Maria Regina de Almeida. Física, 2ª série: Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Educacional, Belo Horizonte, 2012).
MELO, M. (2009). Robótica e Resolução de Problemas: Uma Experiência com o Sistema Lego Mindstorms no 1º e 2º ano. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 2009.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva (Unijuí, Ijuí, 2013).
MORAES. Paulo Sérgio de. Curso Básico de Lógica de Programação (Centro de Computação, Campinas, 2000).
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos
Complementares (Livraria da Física, São Paulo, 2011).
MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de Pesquisa em Ensino (Livraria da Física, São Paulo, 2011).
Ó, Jorge Ramos do. Revista Educação e Realidade 32, 109 (2007).
PAPERT, Seymor. Logo: computadores e educação. (Brasiliense, São Paulo, 1985).
PINTO, Marcos de Castro. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.
PIETROCOLA, Maurício. Manual do Educador (ZOOM Editora Educacional, Curitiba, 2012).
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. (MCB, University Press, 2001).
TIPLER, Paul Allen; MOSCA Gene. Física para cientistas e engenheiros (LTC, Rio de Janeiro, 2013).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.