Formação docente em história: conhecimentos sensíveis, memórias e diálogos

Autores

  • Fernando Seffner UFRGS faculdade de educação http://orcid.org/0000-0002-4580-6652
  • Nilton Mullet Pereira UFRGS Faculdade de Educação
  • Caroline Pacievitch UFRGS Faculdade de Educação
  • Carmem Zeli de Vargas Gil UFRGS Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4459

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de História, Tato Pedagógico, Etnografia de Cenas Escolares, Memórias Escolares.

Resumo

O presente texto apresenta registros de cenas e situações vividas pelos autores na tarefa de formação docente, inicial ou continuada, extraídas de um projeto coletivo de pesquisa pautado na etnografia de elementos da cultura escolar. A partir disso, faz-se a discussão teórica com base em conceitos extraídos dos campos da História e da Educação, que orientam as problematizações e constituem ferramentas no aperfeiçoamento do trabalho de formação docente dos pesquisadores. O processo de formação docente é assumido como empreendimento simultaneamente institucional e uma escolha da própria existência, combinando busca de um estilo de vida e estratégias de cuidado de si. Todo esse processo é pensado no campo do ensino de História, área de atuação dos autores, e envolve a abordagem, em sala de aula, de questões vivas e sensíveis da história do tempo presente, os passados vivos, a educação em direitos humanos, a liberdade de ensinar e o direito de aprender.

Biografia do Autor

Fernando Seffner, UFRGS faculdade de educação

Graduado em Geologia e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003). Professor Associado IV da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ. Coordenador do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação

Nilton Mullet Pereira, UFRGS Faculdade de Educação

Professor da área de ensino de História da FACED, docente no Mestrado Profissional em Ensino de História

Caroline Pacievitch, UFRGS Faculdade de Educação

Professora da área de ensino de História da FACED, docente no Mestrado Profissional em Ensino de História

Carmem Zeli de Vargas Gil, UFRGS Faculdade de Educação

Professora da área de ensino de História da FACED, docente no Mestrado Profissional em Ensino de História

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Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê