Formação docente em história: conhecimentos sensíveis, memórias e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4459Palabras clave:
Formação Docente, Ensino de História, Tato Pedagógico, Etnografia de Cenas Escolares, Memórias Escolares.Resumen
O presente texto apresenta registros de cenas e situações vividas pelos autores na tarefa de formação docente, inicial ou continuada, extraídas de um projeto coletivo de pesquisa pautado na etnografia de elementos da cultura escolar. A partir disso, faz-se a discussão teórica com base em conceitos extraídos dos campos da História e da Educação, que orientam as problematizações e constituem ferramentas no aperfeiçoamento do trabalho de formação docente dos pesquisadores. O processo de formação docente é assumido como empreendimento simultaneamente institucional e uma escolha da própria existência, combinando busca de um estilo de vida e estratégias de cuidado de si. Todo esse processo é pensado no campo do ensino de História, área de atuação dos autores, e envolve a abordagem, em sala de aula, de questões vivas e sensíveis da história do tempo presente, os passados vivos, a educação em direitos humanos, a liberdade de ensinar e o direito de aprender.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.