Sem tempo de ser corpo: uma experiência da formação de professores

Autores

  • Adrianne Ogêda Guedes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4460

Palavras-chave:

Consciência Corporal, Formação de Professores, Educação Estética.

Resumo

O eixo central deste artigo é a educação estética de professores, concentrando-se em sua formação inicial e destacando experiências desenvolvidas na disciplina Corpo e Movimento, de um curso de Pedagogia, lócus da pesquisa. A partir dos estudos ligados a educação estética e a corporeidade, analisamos aspectos que fundamentam o trabalho corporal realizado na referida disciplina, destacando depoimentos dos participantes, recolhidos em questionários aplicados ao fim do curso, com vistas a evidenciar os impactos das experiências em sua formação. Aqui, pomos em destaque aspectos referentes ao campo da formação de professores e suas tensões, tomando as questões do corpo como centrais e articulando-as com a formação estética, compreendida em sua relação com o sensível (DUARTE JR, 2006; LOPONTE, 2017). O corpo e as experiências do campo do sensível são considerados como aspectos e dispositivos potentes para compreender as perspectivas de integração entre as dimensões sensíveis e intelectivas na formação docente.

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

professora Adjunta do Departamento de Didática da Escola de Educação

Downloads

Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê