Sem tempo de ser corpo: uma experiência da formação de professores

Autores/as

  • Adrianne Ogêda Guedes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4460

Palabras clave:

Consciência Corporal, Formação de Professores, Educação Estética.

Resumen

O eixo central deste artigo é a educação estética de professores, concentrando-se em sua formação inicial e destacando experiências desenvolvidas na disciplina Corpo e Movimento, de um curso de Pedagogia, lócus da pesquisa. A partir dos estudos ligados a educação estética e a corporeidade, analisamos aspectos que fundamentam o trabalho corporal realizado na referida disciplina, destacando depoimentos dos participantes, recolhidos em questionários aplicados ao fim do curso, com vistas a evidenciar os impactos das experiências em sua formação. Aqui, pomos em destaque aspectos referentes ao campo da formação de professores e suas tensões, tomando as questões do corpo como centrais e articulando-as com a formação estética, compreendida em sua relação com o sensível (DUARTE JR, 2006; LOPONTE, 2017). O corpo e as experiências do campo do sensível são considerados como aspectos e dispositivos potentes para compreender as perspectivas de integração entre as dimensões sensíveis e intelectivas na formação docente.

Biografía del autor/a

Adrianne Ogêda Guedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

professora Adjunta do Departamento de Didática da Escola de Educação

Publicado

2018-10-02

Número

Sección

Dossiê