Sem tempo de ser corpo: uma experiência da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4460Palabras clave:
Consciência Corporal, Formação de Professores, Educação Estética.Resumen
O eixo central deste artigo é a educação estética de professores, concentrando-se em sua formação inicial e destacando experiências desenvolvidas na disciplina Corpo e Movimento, de um curso de Pedagogia, lócus da pesquisa. A partir dos estudos ligados a educação estética e a corporeidade, analisamos aspectos que fundamentam o trabalho corporal realizado na referida disciplina, destacando depoimentos dos participantes, recolhidos em questionários aplicados ao fim do curso, com vistas a evidenciar os impactos das experiências em sua formação. Aqui, pomos em destaque aspectos referentes ao campo da formação de professores e suas tensões, tomando as questões do corpo como centrais e articulando-as com a formação estética, compreendida em sua relação com o sensível (DUARTE JR, 2006; LOPONTE, 2017). O corpo e as experiências do campo do sensível são considerados como aspectos e dispositivos potentes para compreender as perspectivas de integração entre as dimensões sensíveis e intelectivas na formação docente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.