A pedagogia da alternância como possibilidade formativa nas licenciaturas em educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4472Palavras-chave:
Educação do/no campo, Pedagogia da Alternância, Formação de professores.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a pedagogia da alternância como constitutiva da formação de professores para atuar na educação do/no campo. O debate está ancorado em autores como Freire (1996), Arroyo (2012), Caldart (2004; 2012), Molina (2011; 2015), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, com utilização de questionários aplicados para alunos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza (Licenciatura), curso que possui sua organização curricular constituída por tempos e espaços alternados de formação, entre a universidade e a comunidade onde residem os acadêmicos. Tal coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com questionário online composto de questões fechadas que envolveram aspectos da organização curricular no processo formativo no Curso. Na segunda coleta – para aprofundar algumas questões suscitadas na primeira – realizou-se um questionário com perguntas abertas sobre temas estruturantes da formação de professores como: interdisciplinaridade, ensino de Ciências da Natureza, formação de educadores à Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. O estudo realizado é fruto da análise das respostas de ambos os questionários sobre a Pedagogia da Alternância como possibilidade formativa no Curso. Mediante análise dos dados coletados podemos afirmar que a Pedagogia da Alternância apresenta muitas possibilidades formativas, dentre elas, o auxílio na articulação de saberes acadêmico-científicos com aqueles da origem da prática social dos acadêmicos em formação. Por sua vez, esta modalidade de organização curricular também evidencia diversos desafios, principalmente para os formadores que atuam em cursos com esta modalidade de oferta - Pedagogia da Alternância. Nesse sentido, é preciso haver planejamento, acompanhamento e avaliação permanente dessas atividades, para que elas sejam formativas e que estejam de acordo com a realidade e demandas desses acadêmicos.Downloads
Publicado
2019-04-09
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.