A pedagogia da alternância como possibilidade formativa nas licenciaturas em educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4472Keywords:
Educação do/no campo, Pedagogia da Alternância, Formação de professores.Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a pedagogia da alternância como constitutiva da formação de professores para atuar na educação do/no campo. O debate está ancorado em autores como Freire (1996), Arroyo (2012), Caldart (2004; 2012), Molina (2011; 2015), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, com utilização de questionários aplicados para alunos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza (Licenciatura), curso que possui sua organização curricular constituída por tempos e espaços alternados de formação, entre a universidade e a comunidade onde residem os acadêmicos. Tal coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com questionário online composto de questões fechadas que envolveram aspectos da organização curricular no processo formativo no Curso. Na segunda coleta – para aprofundar algumas questões suscitadas na primeira – realizou-se um questionário com perguntas abertas sobre temas estruturantes da formação de professores como: interdisciplinaridade, ensino de Ciências da Natureza, formação de educadores à Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. O estudo realizado é fruto da análise das respostas de ambos os questionários sobre a Pedagogia da Alternância como possibilidade formativa no Curso. Mediante análise dos dados coletados podemos afirmar que a Pedagogia da Alternância apresenta muitas possibilidades formativas, dentre elas, o auxílio na articulação de saberes acadêmico-científicos com aqueles da origem da prática social dos acadêmicos em formação. Por sua vez, esta modalidade de organização curricular também evidencia diversos desafios, principalmente para os formadores que atuam em cursos com esta modalidade de oferta - Pedagogia da Alternância. Nesse sentido, é preciso haver planejamento, acompanhamento e avaliação permanente dessas atividades, para que elas sejam formativas e que estejam de acordo com a realidade e demandas desses acadêmicos.Downloads
Published
2019-04-09
Issue
Section
Dossiê
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.