Ensinar, aprender e avaliar como processos integrados na produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de Resolução de Problemas

Louise Lima, Ariana Cosme

Resumo


Assumimos que ensinar, aprender e avaliar são três processos integrados que devem ocorrer simultaneamente durante a produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de EnsinoAprendizagemAvaliação através da Resolução de Problemas (Metodologia). Nesta orientação pedagógica, o problema é o ponto inicial para se ensinar e um veículo para a aprendizagem e, por isso, há o reconhecimento e a valorização pelo processo de aprendizagem dos alunos e não somente pelos produtos obtidos, estimulando o seu envolvimento e participação ativa neste percurso. A aprendizagem ocorre por descoberta, por meio da interação entre pares e é fomentada pelo trabalho nas comunidades de aprendizagem. A avaliação possui caráter formativo, (re)orientando práticas docentes e discentes. Neste estudo, partilhamos um recorte das reflexões realizadas no desenvolvimento de uma tese de doutoramento. A revisão bibliográfica teve em conta a vasta literatura relativa às teorias da aprendizagem e avaliação, já que o objetivo deste artigo é situar os pressupostos teóricos desta Metodologia, com sua devida articulação e estabelecer a relação entre a intervenção educativa dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, pretendemos: a)Justificar a necessidade de uma metodologia alternativa, baseado na premência de uma mudança de paradigma educacional; b) Argumentar sobre a necessidade da integração “Ensino-Aprendizagem-Avaliação”; c) Discutir os significados que o termo “Resolução de Problemas” pode assumir; d) Contribuir para um aprofundamento teórico a partir da articulação das teorias de aprendizagem e da avaliação com o trabalho desenvolvido por meio desta proposta metodológica; e) Apresentar um roteiro de orientação para o trabalho pedagógico em uma aula assente na Metodologia. Esperamos que, por meio da apresentação aqui realizada, os que se interessem pelo tema possuam maior esclarecimento, de maneira que sua prática beneficie os reais sujeitos de toda a ação educativa: os alunos.


Palavras-chave


Formação de Professores; Resolução de Problemas; Metodologias e Processos de Aprendizagem e de Avaliação dos Alunos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i2.4478

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ISSN: 2236-6377

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