Ensinar, aprender e avaliar como processos integrados na produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4478Palabras clave:
Formação de Professores, Resolução de Problemas, Metodologias e Processos de Aprendizagem e de Avaliação dos Alunos.Resumen
Assumimos que ensinar, aprender e avaliar são três processos integrados que devem ocorrer simultaneamente durante a produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de EnsinoAprendizagemAvaliação através da Resolução de Problemas (Metodologia). Nesta orientação pedagógica, o problema é o ponto inicial para se ensinar e um veículo para a aprendizagem e, por isso, há o reconhecimento e a valorização pelo processo de aprendizagem dos alunos e não somente pelos produtos obtidos, estimulando o seu envolvimento e participação ativa neste percurso. A aprendizagem ocorre por descoberta, por meio da interação entre pares e é fomentada pelo trabalho nas comunidades de aprendizagem. A avaliação possui caráter formativo, (re)orientando práticas docentes e discentes. Neste estudo, partilhamos um recorte das reflexões realizadas no desenvolvimento de uma tese de doutoramento. A revisão bibliográfica teve em conta a vasta literatura relativa às teorias da aprendizagem e avaliação, já que o objetivo deste artigo é situar os pressupostos teóricos desta Metodologia, com sua devida articulação e estabelecer a relação entre a intervenção educativa dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, pretendemos: a)Justificar a necessidade de uma metodologia alternativa, baseado na premência de uma mudança de paradigma educacional; b) Argumentar sobre a necessidade da integração “Ensino-Aprendizagem-Avaliação”; c) Discutir os significados que o termo “Resolução de Problemas” pode assumir; d) Contribuir para um aprofundamento teórico a partir da articulação das teorias de aprendizagem e da avaliação com o trabalho desenvolvido por meio desta proposta metodológica; e) Apresentar um roteiro de orientação para o trabalho pedagógico em uma aula assente na Metodologia. Esperamos que, por meio da apresentação aqui realizada, os que se interessem pelo tema possuam maior esclarecimento, de maneira que sua prática beneficie os reais sujeitos de toda a ação educativa: os alunos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.