CONCEPÇÕES DE ENSINO ELABORADAS PELOS ACADÊMICOS DAS LICENCIATURAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Simone Regina Manosso Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • OSMAR MACKEIVICZ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4501

Palavras-chave:

didática, formação inicial de professores, universidade.

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar as concepções de ensino elaboradas pelos acadêmicos das licenciaturas de uma Universidade pública a fim de subsidiar o processo de formação inicial de professores. A questão central concebe o ensino como um processo intencional e peculiar que orienta a aprendizagem e cria cenários formativos. Reúne elementos articulados – professor, estudante, conhecimento. Considerando a centralidade do ensino no processo de formação inicial de professores, indagamos qual é a concepção de ensino elaborada pelos acadêmicos de licenciatura. O eixo epistemológico que norteia a pesquisa e análise dos dados é a teoria como expressão da prática discutido por Martins (1989) e Santos (1992), e a educação bancária de Freire (1982, 1996).  A natureza desta pesquisa é qualitativa e os procedimentos utilizados para coleta de dados são questionários e grupos de discussão. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos das licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino na universidade possui características de uma abordagem tradicional coexistindo com elementos de uma abordagem crítica. A relação professor-aluno ainda é preponderantemente verticalizada. Há predominância da aula expositiva no espaço universitário, tendo como característica a transmissão de conhecimentos. A avaliação adquire traços da avaliação formativa; porém, constata-se que predomina a avaliação quantitativa. O estudo aponta, também, para um distanciamento entre o professor e os acadêmicos, reafirmando, desta forma, o professor como dono do saber racional. A pesquisa apurou que há uma dicotomia entre teoria e prática, valorizando a teoria como guia para a prática, em oposição à teoria como expressão da prática.  Os acadêmicos criticam o modelo tradicional de ensino e, a partir das suas vivências, elaboram um conceito em uma perspectiva crítica. 

Biografia do Autor

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia (UTP,1991). Especialização em Pedagogia Terapêutica (UTP, 1994). Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR, 2004). Mestrado em Educação (PUCPR -2009).Doutorado em Educação (PUCPR -2013). Professora e pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 1989. Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UEPG - linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem . Experiência na área de educação como professora regente nos anos iniciais (alfabetização), pedagoga no Ensino Fundamental, docente no ensino superior desde 2009. Integrante do s Grupos de Pesquisa: GEPTRADO (UEPG) e Práxis educativa: dimensões e processos (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR. Os principais temas: formação do professor, prática pedagógica e didática.

OSMAR MACKEIVICZ, UEPG

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi. Especialização em  Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Coordenador de Pastoral do Grupo Marista no Colégio Marista PIO XII. Experiência docente na Rede Estadual de Ensino do Paraná e no Programa Vida Feliz do Grupo Marista. Investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem considerando: o ensino como processo multidimensional (Filosófico, Cultural, Antropológico, Histórico, Social, Político, Econômico, Psicológico entre outros) e a necessidade do desenvolvimento de estratégias didáticas, metodológicas e curriculares; as relações dos sujeitos das práticas escolares na apropriação/difusão dos conhecimentos disponíveis na cultura; as interações e os processos constitutivos do sujeito e do conhecimento.

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Publicado

2019-08-15

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Artigos