CONCEPÇÕES DE ENSINO ELABORADAS PELOS ACADÊMICOS DAS LICENCIATURAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4501Palabras clave:
didática, formação inicial de professores, universidade.Resumen
O estudo tem por objetivo analisar as concepções de ensino elaboradas pelos acadêmicos das licenciaturas de uma Universidade pública a fim de subsidiar o processo de formação inicial de professores. A questão central concebe o ensino como um processo intencional e peculiar que orienta a aprendizagem e cria cenários formativos. Reúne elementos articulados – professor, estudante, conhecimento. Considerando a centralidade do ensino no processo de formação inicial de professores, indagamos qual é a concepção de ensino elaborada pelos acadêmicos de licenciatura. O eixo epistemológico que norteia a pesquisa e análise dos dados é a teoria como expressão da prática discutido por Martins (1989) e Santos (1992), e a educação bancária de Freire (1982, 1996). A natureza desta pesquisa é qualitativa e os procedimentos utilizados para coleta de dados são questionários e grupos de discussão. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos das licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino na universidade possui características de uma abordagem tradicional coexistindo com elementos de uma abordagem crítica. A relação professor-aluno ainda é preponderantemente verticalizada. Há predominância da aula expositiva no espaço universitário, tendo como característica a transmissão de conhecimentos. A avaliação adquire traços da avaliação formativa; porém, constata-se que predomina a avaliação quantitativa. O estudo aponta, também, para um distanciamento entre o professor e os acadêmicos, reafirmando, desta forma, o professor como dono do saber racional. A pesquisa apurou que há uma dicotomia entre teoria e prática, valorizando a teoria como guia para a prática, em oposição à teoria como expressão da prática. Os acadêmicos criticam o modelo tradicional de ensino e, a partir das suas vivências, elaboram um conceito em uma perspectiva crítica.
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