CONCEPÇÕES DE ENSINO ELABORADAS PELOS ACADÊMICOS DAS LICENCIATURAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Simone Regina Manosso Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • OSMAR MACKEIVICZ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4501

Palabras clave:

didática, formação inicial de professores, universidade.

Resumen

O estudo tem por objetivo analisar as concepções de ensino elaboradas pelos acadêmicos das licenciaturas de uma Universidade pública a fim de subsidiar o processo de formação inicial de professores. A questão central concebe o ensino como um processo intencional e peculiar que orienta a aprendizagem e cria cenários formativos. Reúne elementos articulados – professor, estudante, conhecimento. Considerando a centralidade do ensino no processo de formação inicial de professores, indagamos qual é a concepção de ensino elaborada pelos acadêmicos de licenciatura. O eixo epistemológico que norteia a pesquisa e análise dos dados é a teoria como expressão da prática discutido por Martins (1989) e Santos (1992), e a educação bancária de Freire (1982, 1996).  A natureza desta pesquisa é qualitativa e os procedimentos utilizados para coleta de dados são questionários e grupos de discussão. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos das licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino na universidade possui características de uma abordagem tradicional coexistindo com elementos de uma abordagem crítica. A relação professor-aluno ainda é preponderantemente verticalizada. Há predominância da aula expositiva no espaço universitário, tendo como característica a transmissão de conhecimentos. A avaliação adquire traços da avaliação formativa; porém, constata-se que predomina a avaliação quantitativa. O estudo aponta, também, para um distanciamento entre o professor e os acadêmicos, reafirmando, desta forma, o professor como dono do saber racional. A pesquisa apurou que há uma dicotomia entre teoria e prática, valorizando a teoria como guia para a prática, em oposição à teoria como expressão da prática.  Os acadêmicos criticam o modelo tradicional de ensino e, a partir das suas vivências, elaboram um conceito em uma perspectiva crítica. 

Biografía del autor/a

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia (UTP,1991). Especialização em Pedagogia Terapêutica (UTP, 1994). Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR, 2004). Mestrado em Educação (PUCPR -2009).Doutorado em Educação (PUCPR -2013). Professora e pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 1989. Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UEPG - linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem . Experiência na área de educação como professora regente nos anos iniciais (alfabetização), pedagoga no Ensino Fundamental, docente no ensino superior desde 2009. Integrante do s Grupos de Pesquisa: GEPTRADO (UEPG) e Práxis educativa: dimensões e processos (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR. Os principais temas: formação do professor, prática pedagógica e didática.

OSMAR MACKEIVICZ, UEPG

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi. Especialização em  Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Coordenador de Pastoral do Grupo Marista no Colégio Marista PIO XII. Experiência docente na Rede Estadual de Ensino do Paraná e no Programa Vida Feliz do Grupo Marista. Investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem considerando: o ensino como processo multidimensional (Filosófico, Cultural, Antropológico, Histórico, Social, Político, Econômico, Psicológico entre outros) e a necessidade do desenvolvimento de estratégias didáticas, metodológicas e curriculares; as relações dos sujeitos das práticas escolares na apropriação/difusão dos conhecimentos disponíveis na cultura; as interações e os processos constitutivos do sujeito e do conhecimento.

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Artigos