Sentidos produzidos por professoras alfabetizadoras sobre a aprendizagem do ensino da leitura no contexto do PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4568Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem da leitura, Professor alfabetizador, PNAIC, Núcleos de significação.Resumo
Pensa-se a leitura como uma prática constituída das dimensões social, cultural e histórica, que remete à produção de sentidos, a práticas variadas de leituras e à subjetividade do leitor (DIONÍSIO, 2005; OLIVEIRA; FONSECA, 2016). Aliando-se também à perspectiva sócio-histórica em psicologia, assume-se que a subjetividade do leitor é constituída na relação dialética sujeito-realidade social, produzida no processo histórico de constituição da vida social (BOCK; AGUIAR, 2016). Entende-se, então, que em um contexto em que ocorre a formação de alfabetizadores no território brasileiro mediada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), faz-se necessário apreender a significação dos professores sobre a formação no processo de ensino da leitura, concebido como um dos eixos que compõe o processo de alfabetização. Assim, tem-se como objetivo geral apreender os sentidos produzidos por professores sobre a formação para o ensino e aprendizagem da leitura na escola básica no contexto de formação profissional promovido pelo PNAIC. Como objetivos específicos pretendem-se: (i) analisar como os professores significam os processos de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam o PNAIC e que engendram a sua formação como sujeito-leitor; (ii) entender como esses profissionais significam as atividades de leitura constituídas no contexto da escola e na sala de aula com o advento da formação promovida pelo PNAIC; (iii) interpretar como os professores pensam recriar na realidade escolar a proposta de ensino de leitura promovido pelo PNAIC. Assim, foi realizado um estudo tendo como delineamento de pesquisa o Estudo de Caso Múltiplos (YIN, 2001), no qual foi utilizada a entrevista semiestruturada com duas professoras alfabetizadoras e, para a análise, foi adotada a perspectiva dos núcleos de significação proposta por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Em linhas gerais, evidenciaram-se os avanços e os pontos que necessitam de reformulações com vistas a construção do sujeito-leitor constituintes da realidade educacional do processo de alfabetização.Referências
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