Sentidos produzidos por professoras alfabetizadoras sobre a aprendizagem do ensino da leitura no contexto do PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4568Keywords:
Ensino e aprendizagem da leitura, Professor alfabetizador, PNAIC, Núcleos de significação.Abstract
Pensa-se a leitura como uma prática constituída das dimensões social, cultural e histórica, que remete à produção de sentidos, a práticas variadas de leituras e à subjetividade do leitor (DIONÍSIO, 2005; OLIVEIRA; FONSECA, 2016). Aliando-se também à perspectiva sócio-histórica em psicologia, assume-se que a subjetividade do leitor é constituída na relação dialética sujeito-realidade social, produzida no processo histórico de constituição da vida social (BOCK; AGUIAR, 2016). Entende-se, então, que em um contexto em que ocorre a formação de alfabetizadores no território brasileiro mediada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), faz-se necessário apreender a significação dos professores sobre a formação no processo de ensino da leitura, concebido como um dos eixos que compõe o processo de alfabetização. Assim, tem-se como objetivo geral apreender os sentidos produzidos por professores sobre a formação para o ensino e aprendizagem da leitura na escola básica no contexto de formação profissional promovido pelo PNAIC. Como objetivos específicos pretendem-se: (i) analisar como os professores significam os processos de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam o PNAIC e que engendram a sua formação como sujeito-leitor; (ii) entender como esses profissionais significam as atividades de leitura constituídas no contexto da escola e na sala de aula com o advento da formação promovida pelo PNAIC; (iii) interpretar como os professores pensam recriar na realidade escolar a proposta de ensino de leitura promovido pelo PNAIC. Assim, foi realizado um estudo tendo como delineamento de pesquisa o Estudo de Caso Múltiplos (YIN, 2001), no qual foi utilizada a entrevista semiestruturada com duas professoras alfabetizadoras e, para a análise, foi adotada a perspectiva dos núcleos de significação proposta por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Em linhas gerais, evidenciaram-se os avanços e os pontos que necessitam de reformulações com vistas a construção do sujeito-leitor constituintes da realidade educacional do processo de alfabetização.References
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de Significação como instrumento para a apreensão da Constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, v.26, n.2, p. 222-245, 2006.
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr., 2013.
AGUIAR, W. M.; SOARES, J. R; MACHADO, V. C. Uma proposta histórico-dialética da apreensão de significados. Cadernos de Pesquisa. v. 45, n 155, p. 56-75, jan/mar., 2015.
ANDRADE, L. T. Professores-leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimento e de saberes. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004.
ARANHA, E. G.; A dimensão subjetiva da gestão escolar: uma análise a partir dos sentidos e significados de participantes de equipes gestoras sobre a atividade desenvolvida. In: A dimensão subjetiva do processo educacional. AGUIAR, W. M. J.; BOCK, A. M. B. (orgs.) São Paulo: Cortez, 2016, p. 181-205.
BOCK, A. M. B.; AGUIAR, W. M. J. de. A dimensão subjetiva: um recurso teórico para a Psicologia da Educação. In: ______ (Orgs.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2016. p. 43-59
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB. 2012. 40p.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Trad. De Guilherme João de Freitas Texeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
DIONÍSIO, M. de L. Literatura, leitura e escola. Uma hipótese de trabalho para a construção do leitor cosmopolita. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 71-84
FERREIRA, S. P., A. LIMA, M. P., T. N.; GONÇALVES, F. M. da S. A interlocução entre aluno-leitor/autor em sala de aula e a mediação do docente universitário. Psicologia: Teoria e Prática, v. 13, n. 1, p. 62-74, 2011.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______ (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social escrita. Campinas, SP: mercado das Letras, 1995. p.15-61
KLEIMAN, A. B. Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In ______ (Org.). A formação do professor: perspectiva da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001. p. 13-35
MACHADO, A. R. Diários de leituras a construção de diferentes diálogos na sala de aula. In: ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs.). Linguagem e Educação o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas, SP Mercado das Letras, 2009. p. 71-91.
OLIVEIRA, A. R.; FONSECA, H. O. Leitura, concepções, práticas e representações. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos e uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado das letras, 2016. p.307-329
SILVA, E.T. O professor leitor. In: SANTOS, F.; NETO, J. C. M.; RÖSING, T. M. K. (Orgs). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 23-36.
VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKI, S. L. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: ______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 53-61
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.