Responsabilidade social da educação superior: o bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública da APMBB em questão.

Autores

  • Ironcide Gomes Filho Academia de Polícia Militar do Barro Branco

DOI:

https://doi.org/10.18316/461

Palavras-chave:

Polícia, Militar, Comunitária, Responsabilidade Social

Resumo

Este artigo se debruça sobre a forma como a filosofia da polícia comunitária é internalizada nos alunos do atual Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Alicerçou-se no levantamento bibliográfico e numa pesquisa realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Os resultados demonstram a necessidade de complementar as informações recebidas em sala de aula, com ações sociais e comunitárias. No tocante à forma pela qual esta complementação poderá ser efetivada, buscou-se fundamentação teórica na responsabilidade social da educação superior, objetivando identificar subsídios teóricos e práticos que permitam propor possíveis alterações que levem o aluno a ter contato com a comunidade na qual está inserido, proporcionando-lhe a tão almejada aproximação comunitária. Tal aproximação visa a submeter o discente a situações de problematização (conflitos sociomorais), que irão contribuir com a edificação de uma personalidade moral e, consequentemente, com a interiorização da filosofia da polícia comunitária.

 

Palavras-chave: Polícia Militar; Polícia Comunitária; Responsabilidade Social.

Abstract: This work is about the way Community Police philosophy is internalized in the students of the current Bachelor of Police Science Security and Public Order. The study was based on surveys as well as on a research carried out at Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Their results show the necessity of complementing the information students receive in classroom with social and community actions. Concerning the way this complementation may be effected, the theoretical fundaments were based on higher education social responsibility, aiming to identify theoretical and practical support which offer possible changes that can provide students with a contact with the community they are inserted in, allowing them to  have community partnership. Such contact intends to submit the student to problem situations (social and moral conflicts) which will contribute with the edifications of a moral personality and the interiorization of the Community Police philosophy.

Keywords: Military Police. Community-Police. Social Responsibility.

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Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos