Juventudes: territórios de sentido em espaços contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.18316/481Palavras-chave:
Juventudes, Identidades, EscolaResumo
O estudo discute a formação das identidades das juventudes de periferia a partir de suas relações sociais e culturais. Aborda-se o tema da formação das identidades tomando as juventudes como uma condição juvenil que se forma e se reforma dentro de um contexto líquido-moderno. O texto busca salientar a importância de se estabelecer relações sólidas e afetivas entre jovens e a escola, embora ainda haja dificuldades para essa consolidação, levando em consideração a premissa de que existem cegueiras epistemológicas que apresentam as juventudes como grupos diabolizados, cheios de marra, difíceis de lidar. Busca-se mostrar com este estudo que existem culturas que impedem que o jovem entre na escola como um jovem, salvo na condição de aluno, deixando do lado de fora da escola sua história, sua vida social e cultural, sua identidade. Para tanto, faz-se necessário a discussão entorno de um espaço escolar mais aberto às diversidades culturais e às diferentes maneiras de ser jovem e viver a juventude dentro da escola enquanto um espaço de cuidado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.