Juventudes: territórios de sentido em espaços contemporâneos

Autores

  • Joel Luis Dumke Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Elize Huegel Pires Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo - SMED NH

DOI:

https://doi.org/10.18316/481

Palavras-chave:

Juventudes, Identidades, Escola

Resumo

O estudo discute a formação das identidades das juventudes de periferia a partir de suas relações sociais e culturais. Aborda-se o tema da formação das identidades tomando as juventudes como uma condição juvenil que se forma e se reforma dentro de um contexto líquido-moderno. O texto busca salientar a importância de se estabelecer relações sólidas e afetivas entre jovens e a escola, embora ainda haja dificuldades para essa consolidação, levando em consideração a premissa de que existem cegueiras epistemológicas que apresentam as juventudes como grupos diabolizados, cheios de marra, difíceis de lidar. Busca-se mostrar com este estudo que existem culturas que impedem que o jovem entre na escola como um jovem, salvo na condição de aluno, deixando do lado de fora da escola sua história, sua vida social e cultural, sua identidade. Para tanto, faz-se necessário a discussão entorno de um espaço escolar mais aberto às diversidades culturais e às diferentes maneiras de ser jovem e viver a juventude dentro da escola enquanto um espaço de cuidado.

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Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Em foco