O sujeito da formação continuada na escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/504Palavras-chave:
Formação continuada, Identidade, Sujeito, SubjetividadeResumo
O presente artigo, de caráter reflexivo, busca identificar/caracterizar o sujeito da formação continuada na escola através da análise da constituição da identidade docente individual e coletiva. A partir do enfoque dos estudos culturais, o presente texto objetiva discutir o sujeito da formação continuada em serviço, na escola, partindo da análise dos conceitos de sujeito, identidade e subjetividade. Estas análises são destacadas a partir de autores como Stuart Hall, Maurice Tardif, Antônio Nóvoa, entre outros. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, na escola, levando em conta tais conceitos, implica em entender este espaço como espaço de participação, diálogo e construção, altamente implicado na constituição de identidades individuais e coletivas, objetivando o desenvolvimento da profissionalização docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.