O sujeito da formação continuada na escola

Autores/as

  • Juliana Aquino Machado Prefeitura Municipal de Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/504

Palabras clave:

Formação continuada, Identidade, Sujeito, Subjetividade

Resumen

O presente artigo, de caráter reflexivo, busca identificar/caracterizar o sujeito da formação continuada na escola através da análise da constituição da identidade docente individual e coletiva. A partir do enfoque dos estudos culturais, o presente texto objetiva discutir o sujeito da formação continuada em serviço, na escola, partindo da análise dos conceitos de sujeito, identidade e subjetividade. Estas análises são destacadas a partir de autores como Stuart Hall, Maurice Tardif, Antônio Nóvoa, entre outros. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, na escola, levando em conta tais conceitos, implica em entender este espaço como espaço de participação, diálogo e construção, altamente implicado na constituição de identidades individuais e coletivas, objetivando o desenvolvimento da profissionalização docente.

Biografía del autor/a

Juliana Aquino Machado, Prefeitura Municipal de Canoas

Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Canoas - RS

Mestranda em Educação - Unilasalle

Publicado

2012-12-07

Número

Sección

Experiências