A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5095Palavras-chave:
Pesquisa ação-colaborativa, Produção escrita, Reflexão, Docência universitária.Resumo
O pressente trabalho é resultado das experiências formativas logradas na pesquisa ação-colaborativa para a reflexão da prática docente de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana. Reflete-se como os docentes participantes da pesquisa produzem reflexões sobre si e sobre seus modos de fazerem a docência acontecer, num movimento cíclico que demanda ação-reflexão-ação, em que as práticas pedagógicas são ressignificadas pela análise que os professores fazem delas. O objetivo é analisar a contribuição da pesquisa ação-colaborativa, trazendo para o debate os modos de aprendizagem no que tange ao desenvolvimento da produção escrita e reflexiva. O estudo se situa na abordagem qualitativa, por ancorar-se na perspectiva dialógica em que o sujeito produz sentidos sobre sua prática educativa na universidade na interação com o outro. Como dispositivo de recolha de dados, utilizamos as narrativas produzidas em contextos de reuniões do grupo, bem como os relatos e escritos dos professores produzidos no âmbito da pesquisa ação-colaborativa para apresentação no Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de práticas inovadoras. O trabalho, dentre outras coisas, revelou as vivências mobilizaram os participantes a deslocarem-se paradigmaticamente no contexto das reflexões sobre a seu fazer na universidade, fato que desencadeou produção escrita sobre as práticas. Evidenciou-se, ainda, que os estudos sobre a aprendizagem e sobre a motivação para produzi-la constituíram elementos balizadores para a produção acadêmica dos docentes, gerando a reflexão sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem que passam a figurar no cotidiano da atividade dos docentes.
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