A ESCRITA COMO REFLEXÃO E INOVAÇÃO DA PRÁTICA NA DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA AÇÃO-COLABORATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5095

Palabras clave:

Pesquisa ação-colaborativa, Produção escrita, Reflexão, Docência universitária.

Resumen

O pressente trabalho é resultado das experiências formativas logradas na pesquisa ação-colaborativa para a reflexão da prática docente de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana. Reflete-se como os docentes participantes da pesquisa produzem reflexões sobre si e sobre seus modos de fazerem a docência acontecer, num movimento cíclico que demanda ação-reflexão-ação, em que as práticas pedagógicas são ressignificadas pela análise que os professores fazem delas. O objetivo é analisar a contribuição da pesquisa ação-colaborativa, trazendo para o debate os modos de aprendizagem no que tange ao desenvolvimento da produção escrita e reflexiva. O estudo se situa na abordagem qualitativa, por ancorar-se na perspectiva dialógica em que o sujeito produz sentidos sobre sua prática educativa na universidade na interação com o outro. Como dispositivo de recolha de dados, utilizamos as narrativas produzidas em contextos de reuniões do grupo, bem como os relatos e escritos dos professores produzidos no âmbito da pesquisa ação-colaborativa para apresentação no Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de práticas inovadoras. O trabalho, dentre outras coisas, revelou as vivências mobilizaram os participantes a deslocarem-se paradigmaticamente no contexto das reflexões sobre a seu fazer na universidade, fato que desencadeou produção escrita sobre as práticas. Evidenciou-se, ainda, que os estudos sobre a aprendizagem e sobre a motivação para produzi-la constituíram elementos balizadores para a produção acadêmica dos docentes, gerando a reflexão sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem que passam a figurar no cotidiano da atividade dos docentes.

Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do Grupo de Pesquisa Narrativas, Diversidade e Docência na Educação Básica - DIVERSO

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

ossui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1974), graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1991), Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, com ênfase em pedagogia universitária, representações sociais, formação de professores, identidade docente, afetividade, prática docente do professor do ensino superior e profissionalização docente.
 

Rosária da Paixão Trindade, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em
Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Atualmente é
professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. É pesquisadora do
Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) - UEFS
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência
Universitária e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes
temas: representações sociais, prática educativa, docência, pesquisa,
gestão, plano de desenvolvimento da escola, gestão democrática e
planejamento escolar.

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Artigos