A Literatura Infantil Digital: o design das histórias interativas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5129Palavras-chave:
Livro infantil digital, Aplicativos de histórias, Design de interaçãoResumo
Há quase uma década os livros infantis digitais têm sido publicados na forma de aplicativos para serem lidos em dispositivos móveis de interação, como tablets e smartphones. Apesar de existirem severas críticas sobre a inclusão desmedida ou mal projetada de interações em livros infantis digitais, ainda não existem um conjunto de recomendações ou um modelo que orientem o design de interação destes artefatos. Neste estudo, a partir da análise da literatura científica, identificamos e propomos princípios para guiar e analisar o design de livros infantis digitais. Como resultados, são propostos oito itens de relevância a serem considerados em futuros projetos de literatura infantil em suportes digitais, especialmente para o formato aplicativo: (a) Congruência literária (b) Incentivo à leitura compartilhada; (c) Acesso à dicionários e conteúdos extras; (d) Orientação; (e) Recursos sonoros; (f) Acompanhamento e Feedback; (g) Play mode; (h) Código de gestos. O estudo contribui também com pesquisadores, professores e pais para a compreensão e seleção de livros infantis digitais mais apropriados.
Referências
BEDERSON, B. B.; QUINN, A; DRUIN, A. Designing the Reading Experience for Scanned Multi-lingual Picture Books on Mobile Phones. Joint Conference on Digital Libraries, v. 1, n.15. Austin, Texas, USA, Jun. 2009. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.147.7239
BUS, A. G.; TAKACS, Z. K.; KEGEL, C. A. T. Affordances and limitations of electronic storybooks for young children’s emergent literacy. Developmental Review, v. 35, 2015, p. 79–97. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0273229714000501
CAHILL, M., & MCGILL-FRANZEN, A. Selecting “app”ealing and “app”ropriate book apps for beginning readers. Reading Teacher, 67(1), 30–39, 2013. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/TRTR.1190
CAPPARELLI, S.; GRUSZYNSKI; A. C.; KMOHAN, G. Poesia visual, hipertexto e ciberpoesia. Revista Famecos. Porto Alegre, n. 13, dezembro 2000. p. 68-82. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3082
CIAMPA, Katia. Reading in the Digital Age: Using Electronic Books as a Teaching Tool for Beginning Readers. In Canadian Journal of Leraning ad Technology. v. 38, n 2. 26 p. 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ981797
COURAGE M.L., BAKHTIAR A., FITZPATRICK C., KENNY S., BRANDEAU K. Growing up multitasking: The costs and benefits for cognitive development. Developmental Review, v. 35, pp. 5-41, 2015. Disponível em: http://psycnet.apa.org/record/2015-06456-001
FOLLMER, S., BALLAGAS, R., RAFFLE, H., SPASOJEVIC, M., & ISHII, H. People in books: Using a FlashCam to become part of an interactive book for connected reading. In ACM 2012 Conference on Computer Supported Cooperative Work, CSCW’12 (pp. 685–694), 2012. Disponível em: https://www.media.mit.edu/publications/people-in-books-using-a-flashcam-to-become-part-of-an-interactive-book-for-connected-reading/
FREDERICO, A. The Construction of Meaningin Three Fairy-Tale Enhanced Electronic Picturebooks. In Children’s Literature, Technology and Imagination. University of Padua, Italy, 2013. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/ojs.cais-acsi.ca/index.php/cais-asci/article/view/713
FREDERICO, A. O Futuro do Leitor ou o Leitor do Futuro: o Livro Infantil Interativo e os Letramentos Múltiplos. In Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor. N. 52, 2016. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195
HOFFMAN, J. L., & PACIGA, K. A. Click, Swipe, and Read: Sharing e-Books with Toddlers and Preschoolers. Early Childhood Education Journal, 42(6), 379–388, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-013-0622-5
HOMER, B. D., KINZER, C. K., PLASS, J. L., LETOURNEAU, S. M., HOFFMAN, D., BROMLEY, M., KORNAK, Y. Moved to learn: The effects of interactivity in a Kinect-based literacy game for beginning readers. Computers and Education, 74, 37–49, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131514000177
KAMYSZ, K., & WICHROWSKI, M. A little goat builds the world – an interactive children story for tablets. Lecture Notes in Computer Science (Including Subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 8832, 228–231, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212017314005428
KAO, G. Y.-M. G. Y.-M., TSAI, C.-C. C., LIU, C.-Y. C.-Y., YANG, C.-H. C.-H. The effects of high/low interactive electronic storybooks on elementary school students’ reading motivation, story comprehension and chromatics concepts. Computers and Education, 100, 56–70, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131516301026
KNOCHE, H., RASMUSSEN, N. A., BOLDREEL, K., OLESEN, J. L. O., & PEDERSEN, A. E. S. Do interactions speak louder than words? Dialogic reading of an interactive tablet-based e-book with children between 16 months and three years of age. In 13th International Conference on Interaction Design and Children, IDC 2014 (pp. 285–288), 2014. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2610473
KUCIRKOVA, N., Messer, D., Sheehy, K., & Flewitt, R. Sharing personalised stories on iPads: A close look at one parent-child interaction. In: Literacy, 47(3), 115–122, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/lit.12003
LABBO, L. D.; KUHN, M. R. Weaving Chains of Affect and Cognition: a Young Child's Understanding of CD-Rom Talking Books. The Journal of Literacy Research, v. 32, n. 2, pp.187-210, 2000. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1080/10862960009548073
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história. Curitiba: PUCPress, 2017.
LEBERT, M.: E-Books 1998: The first EBook Readers. Auf: Project Gutenberg News 2011. Disponível em: http://www.gutenbergnews.org/20110716/ebooks-1998-the-first-ebook-readers/ [16.07.2011 / 20.02.2015].
LINDEN,S.Vander. Para ler o livro ilustrado. São Paulo:Cosac Naify, 2011.
MANRESA, Mireia; REAL, Neus. Digital Literature for Children: Texts,Readers and Educational Practices. Brussels: Peter Lang, 2015.
MENEGAZZI, D. (2018) O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Revista Textura, 20 (43).
MENEGAZZI, D., SYLLA, C.; PADOVANI, S. (2018) A Preliminary Study of Interactivity on Visual Narrative in Children’s Story Apps. In: Proceedings of CONFIA – International Conference on Illustratrion & Animation. Esposende, Poetugal. Julho 2018.
MORAES, G. L. Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N.46, Brasília, July/Dec, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2316-40182015000200231&script=sci_abstract&tlng=pt
MORGAN, H. Multimodal Children’s E-Books Help Young Learners in Reading. In: Early Childhood Education Journal, 41(6), 477–483, 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-013-0575-8
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e Imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PRIETO, L. R.; PANELAS, C. T. Los caminos hacia la actuación del lector implícito en la literatura infantil y juvenil digital. Microestructuras y macroestructuras narrativas. In Proceedings Electronic Literature: Texts, Readers And Teaching Practices. GRETEL – Grup de Recerca de Literatura Infantil I Juvenil I Educación Literària. Barcelona, Outubro, 2014. Disponível em: http://www.gretel.cat/wp-content/uploads/2016/05/2014_Actas-del-Simposio-internacional-La-literatura-en-pantalla-textos-lectores-y-pr%C3%A1cticas-docentes.pdf
RAFFLE, H., REVELLE, G., MORI, K., BALLAGAS, R., BUZA, K., HORII, H., SPASOJEVIC, M. Hello, is grandma there? Let’s read! StoryVisit: Family video chat and connected e-books. In 29th Annual CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI 2011, 1195–1204, 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=1979121
RAMOS, Graça. Habitar a infância: como ler literatura infantil. Brasília: Tema Editorial, 2017.
SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
SALMON, L. G. Factors that Affect Emergent Literacy Development When Engaging with Electronic Books. In: Early Childhood Education Journal, 42(2), 85–92, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-013-0589-2
SARGEANT, B. What is an ebook? What is a Book App? And Why Should We Care? An Analysis of Contemporary Digital Picture Books. Children’s Literature in Education: An International Quarterly, 46(4), 454–466, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10583-015-9243-5
SARGEANT, B., & SARGEANT, E. Interactive Storytelling: How Picture Book Conventions Inform Multimedia Book App Narratives. Australian Journal of Intelligent Information Systems, 13(3), 29–35, 2013. Disponível em: https://researchbank.rmit.edu.au/view/rmit:22761
SCHUGAR, H. R., SMITH, C. A., & SCHUGAR, J. T. Teaching with Interactive Picture E-Books in Grades K-6. Reading Teacher, 66(8), 615–624, 2013. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.1168
SERAFINI, F., KACHORSKY, D., & AGUILERA, E. Picture Books in the Digital Age. Reading Teacher, 69(5), 509, 2016. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.1452
SMEETS, D. J. H; BUS, A. G. The interactive animated e-book as a word learning device for kindergartners. Applie Psycholinguistics, N.4, Vol.36, 2012. Disponível em: http://media.leidenuniv.nl/legacy/the-interactive-animated-e-book.pdf
TEIXEIRA, D., GONÇALVES, B. S. Interatividade e imersão em narrativa digital de ebook interativo infantil. In 7 th Information Design International Conference. Blucher Design Proceedings. v.2, n.2 Setembro, 2015. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/interatividade-e-imerso-em-narrativa-digital-de-ebook-interativo-infantil-20253
TIMPANY, C., VANDERSCHANTZ, N., HINZE, A., CUNNINGHAM, S. J., & WRIGHT, K. Shared reading of children’s interactive picture books. (J. A., R. E., & T. K., Eds.), 16th International Conference on Asia-Pacific Digital Libraries, ICADL 2014. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-12823-8_20
TSENG, K.-H., LIU, C.-C., & LIU, B.-J. Scaffolded participatory and collaborative learning. In 2012 17th IEEE International Conference on Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education, WMUTE 2012 (pp. 142–146), 2012. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6185014
YOKOTA, J., & TEALE, W. H. Picture Books and the Digital World. Reading Teacher, 67(8), 577–585, 2014. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.1262
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.