A Literatura Infantil Digital: o design das histórias interativas

Autores/as

  • Douglas Luiz Menegazzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristina Sylla Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5129

Palabras clave:

Livro infantil digital, Aplicativos de histórias, Design de interação

Resumen

Há quase uma década os livros infantis digitais têm sido publicados na forma de aplicativos para serem lidos em dispositivos móveis de interação, como tablets e smartphones. Apesar de existirem severas críticas sobre a inclusão desmedida ou mal projetada de interações em livros infantis digitais, ainda não existem um conjunto de recomendações ou um modelo que orientem o design de interação destes artefatos. Neste estudo, a partir da análise da literatura científica, identificamos e propomos princípios para guiar e analisar o design de livros infantis digitais. Como resultados, são propostos oito itens de relevância a serem considerados em futuros projetos de literatura infantil em suportes digitais, especialmente para o formato aplicativo: (a) Congruência literária (b) Incentivo à leitura compartilhada; (c) Acesso à dicionários e conteúdos extras; (d) Orientação; (e) Recursos sonoros; (f) Acompanhamento e Feedback; (g) Play mode; (h) Código de gestos. O estudo contribui também com pesquisadores, professores e pais para a compreensão e seleção de livros infantis digitais mais apropriados.

Biografía del autor/a

Douglas Luiz Menegazzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (PPGDesign/UFPR), Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, mestrado em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização lato sensu em Design Experiencial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (EGR/UFSC), atua nos cursos de graduação em Design e Animação. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa e extensão focadas, principalmente, nas áreas de Ilustração e Design de Interfaces Gráficas para mídias impressas e digitais.

Cristina Sylla, Universidade do Minho

Cristina Sylla é doutora em Tecnologia Educacional, com Mestrado em Tecnologia e Arte Digital e Mestrado em Estudos Literários. Seu trabalho é regularmente publicado em revistas e congressos internacionais. Ela faz parte do comitê de programa de várias conferências. Seu trabalho foi distinguido com vários prêmios, como o Prêmio de Ouro de Melhor Demo na Conferência Internacional sobre Avanços em Entretenimento de Computador Technology 2012, e o Prêmio de Tecnologia Mundial Categoria Entretenimento em 2013. Ela é um membro da Rede Mundial de Tecnologia e Membro Corporativo e membro da ACM Association for Computer Machinery.

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

Dossiê