Notas filosóficas sobre a educação em Kant: prolegômenos da obra “sobre a pedagogia”

Autores

  • Adan Renê Pereira da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5297

Palavras-chave:

Kant, Filosofia da Educação, Educação.

Resumo

Por educação, Kant definirá o cuidado com a infância, com a disciplina e com a instrução, elementos de base para o desenvolvimento humano. O presente estudo objetiva discutir a obra kantiana “Sobre a Pedagogia”, com foco no pensamento filosófico sobre a educação. Entende-se ser Kant um clássico, ou seja, seus pensamentos atravessam tempo e espaço, trabalhando filosoficamente questões como educação, infância, corpo infantil. Para atingir o objetivo proposto, além da revisão da obra citada, foram debatidos comentadores, em pesquisa de caráter hipertextual (acatada solicitação do parecerista), de modo a enriquecer a discussão. Os resultados mostraram a atualidade do pensamento kantiano, evidenciando a educação como elemento de “hominização” e “moralização” do sujeito, por seu desvelamento como arte de educar e como arte da educação (acatada solicitação do parecerista, neste caso, a diferença entre os termos será explicada no corpo do texto). Concluiu-se pela necessidade da constante reflexão que a prática pedagógica requer, o que implica pensar sobre infância, autonomia, moral, razão e natureza humana. Fundamental a crítica kantiana e da filosofia como um todo para a não naturalização de conceitos, bem como a percepção de que a finalidade da educação necessariamente a implica como filosofia da educação.

Biografia do Autor

Adan Renê Pereira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade FEderal do Amazonas

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Diagnóstico e avaliação educativa-psicopedagogia pela Universidade de Coruna. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Univerdade Federal do Amazonas - UFAM.

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Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Artigos