Notas filosóficas sobre a educação em Kant: prolegômenos da obra “sobre a pedagogia”

Adan Renê Pereira da Silva, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas

Resumo


Por educação, Kant definirá o cuidado com a infância, com a disciplina e com a instrução, elementos de base para o desenvolvimento humano. O presente estudo objetiva discutir a obra kantiana “Sobre a Pedagogia”, com foco no pensamento filosófico sobre a educação. Entende-se ser Kant um clássico, ou seja, seus pensamentos atravessam tempo e espaço, trabalhando filosoficamente questões como educação, infância, corpo infantil. Para atingir o objetivo proposto, além da revisão da obra citada, foram debatidos comentadores, em pesquisa de caráter hipertextual (acatada solicitação do parecerista), de modo a enriquecer a discussão. Os resultados mostraram a atualidade do pensamento kantiano, evidenciando a educação como elemento de “hominização” e “moralização” do sujeito, por seu desvelamento como arte de educar e como arte da educação (acatada solicitação do parecerista, neste caso, a diferença entre os termos será explicada no corpo do texto). Concluiu-se pela necessidade da constante reflexão que a prática pedagógica requer, o que implica pensar sobre infância, autonomia, moral, razão e natureza humana. Fundamental a crítica kantiana e da filosofia como um todo para a não naturalização de conceitos, bem como a percepção de que a finalidade da educação necessariamente a implica como filosofia da educação.


Palavras-chave


Kant; Filosofia da Educação; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i3.5297

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