Uma educação crítica para um consumo consciente: garantia do direito à saúde e à segurança alimentar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5309Palavras-chave:
Educação Crítica, Segurança Alimentar, Organismos Geneticamente Modificados.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a importância de uma educação crítica destinada a crianças e adolescentes, visando à concretização do direito à saúde e à segurança alimentar, a partir de um consumo consciente, principalmente em relação aos alimentos transgênicos. Justifica-se a pesquisa, considerando-se a difusão de alimentos geneticamente modificados e questões relativas à garantia dos direitos fundamentais dos indivíduos, entre os quais o direito à saúde e à segurança alimentar. Com caráter bibliográfico e documental, fundamenta-se nos estudos de Freire (1979), Diniz (2001), Efing (2011), entre outros. Discute-se o posicionamento de uma pedagogia crítica, analisam-se os organismos geneticamente modificados e sua direta interferência na busca pela plena segurança alimentar e, por fim, correlacionam-se os aspectos relativos ao desenvolvimento de uma educação mais crítica, enquanto promotora de hábitos alimentares mais saudáveis e criteriosos quanto à origem e constituição do alimento, visando promover a saúde a segurança alimentar. Os resultados apontam no sentido da inclusão de propostas pedagógicas que privilegiem o aumento do nível de consciência e criticidade dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.