O conservadorismo e a formação cidadã: a abordagem da Sexualidade no Ensino Fundamental diante do discurso em documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5468Palavras-chave:
PCN, BNCC, Diversidade Sexual.Resumo
Apesar da sexualidade pertencer ao desenvolvimento humano, desde a sua formação até o seu envelhecimento, ela ainda é considerada como um tabu dentro da sociedade e tema de constrangimento para o diálogo entre as pessoas. Assim, torna-se importante instigar o debate deste tema nos mais diversos ambientes da sociedade e, sobretudo, na educação escolar, a qual contribui na preparação de indivíduos para sua inserção na sociedade. Entretanto, essas indicações são efetivadas ao adicionar tal temática em propostas governamentais para a educação, no intuito de estimular a abordagem da sexualidade no currículo das instituições de ensino. Desta forma, esta pesquisa objetiva analisar como a temática sexualidade tem sido abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ambos para o Ensino Fundamental, diferenciando a abordagem da sexualidade na educação. Para efetivação desta pesquisa qualitativa, realizou-se uma análise documental nos PCN e na BNCC - documentos vigorados em 1997 e 2017, respectivamente, buscando identificar suas propostas para a abordagem da temática sexualidade. Averiguou-se a construção de um volume específico dos PCN para o ensino de sexualidade, intitulado volume 10 – Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. O material indica a inserção da temática em modelo transversal, ou seja, ao decorrer de todo o Ensino Fundamental, a perpassar distintas disciplinas curriculares. A BNCC, por sua vez, propõe a inclusão da temática apenas para a disciplina de Ciências, no 8º ano. Neste sentido, considera-se importante repensar sobre as formas de apresentação do tema sexualidade na Educação Básica, visto o retrocesso da abordagem na BNCC, limitando a uma disciplina e a um ano escolar específico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.