Interações entre mães de crianças surdas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

  • Raquel Gilaverte Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Edilson Carlos Caritá Professor Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.
  • Neide Aparecida de Souza Lehfeld Professora Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.
  • Paulo Muniz de Ávila Professor Adjunto do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais campus Poços de Caldas, MG

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5518

Palavras-chave:

Educação, Humanas

Resumo

Objetivando-se evidenciar experiências vivenciadas por mães de crianças surdas, considerando temáticas como o diagnóstico tardio, compreensão da surdez e suas implicações e distanciamento de familiares e profissionais especializados procedeu-se à análise qualitativa das interações realizadas em um fórum de discussão proposto em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante dois meses. Os resultados encontrados revelaram que o fórum virtual proporcionou a partilha de informações e troca de experiências entre os sujeitos da pesquisa. A criação de estratégias diferenciadas de escuta e acolhimento dessas mães reforça que é preciso conhecer a dinâmica parental, elucidando aspectos que afetam diretamente a educação de crianças surdas.

Biografia do Autor

Raquel Gilaverte, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preta (UNAERP), Ribeirão Preto - SP

Edilson Carlos Caritá, Professor Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Rio Preto.

Neide Aparecida de Souza Lehfeld, Professora Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Pós-doutorado em Políticas Públicas de Salamanca – Madrid. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Serviço Social pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto.

Paulo Muniz de Ávila, Professor Adjunto do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais campus Poços de Caldas, MG

Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) Ribeirão Preto -SP. Mestre em Ciência da Compiutação pela Universidade Federal de São Carlos -SP

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos