Internacionalização da educação superior: o discurso dos organismos multilaterais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5550Palavras-chave:
Internacionalização da Educação Superior, Organismos Multilaterais, Políticas educacionaisResumo
Este artigo teve como objetivo verificar o discurso sobre a educação superior de organismos multilaterais (OM), a fim de que se possa compreender o contexto de influência no qual tem avançado a narrativa da internacionalização como um dos focos para a educação do futuro. A metodologia de análise para o estudo foi a histórico crítica por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base os discursos presentes em um documento emitido pelo Banco Mundial (BM) (2011) e em dois documentos emitidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) (2004 e 2015). A partir da análise realizada nos documentos foi possível verificar que os seus discursos denotam alinhamento com uma educação neoliberal, que enfatiza tanto a mercantilização quanto a redução das responsabilidades do Estado sobre a educação, possibilitando espaço para a atuação do setor privado na educação superior. Essas intervenções refletem-se na redução da autonomia universitária.Downloads
Publicado
2020-03-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.