Internacionalização da educação superior: o discurso dos organismos multilaterais

Autores

  • Silmara Terezinha Freitas Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Diego Palmeira Rodrigues Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5550

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Superior, Organismos Multilaterais, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar o discurso sobre a educação superior de organismos multilaterais (OM), a fim de que se possa compreender o contexto de influência no qual tem avançado a narrativa da internacionalização como um dos focos para a educação do futuro. A metodologia de análise para o estudo foi a histórico crítica por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base os discursos presentes em um documento emitido pelo Banco Mundial (BM) (2011) e em dois documentos emitidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) (2004 e 2015). A partir da análise realizada nos documentos foi possível verificar que os seus discursos denotam alinhamento com uma educação neoliberal, que enfatiza tanto a mercantilização quanto a redução das responsabilidades do Estado sobre a educação, possibilitando espaço para a atuação do setor privado na educação superior. Essas intervenções refletem-se na redução da autonomia universitária.

Biografia do Autor

Silmara Terezinha Freitas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

https://orcid.org/0000-0003-1657-4781

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina

https://orcid.org/0000-0001-8515-2908

Diego Palmeira Rodrigues, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul

https://orcid.org/0000-0002-2431-654X

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos