Internacionalização da educação superior: o discurso dos organismos multilaterais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5550Keywords:
Internacionalização da Educação Superior, Organismos Multilaterais, Políticas educacionaisAbstract
Este artigo teve como objetivo verificar o discurso sobre a educação superior de organismos multilaterais (OM), a fim de que se possa compreender o contexto de influência no qual tem avançado a narrativa da internacionalização como um dos focos para a educação do futuro. A metodologia de análise para o estudo foi a histórico crítica por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base os discursos presentes em um documento emitido pelo Banco Mundial (BM) (2011) e em dois documentos emitidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) (2004 e 2015). A partir da análise realizada nos documentos foi possível verificar que os seus discursos denotam alinhamento com uma educação neoliberal, que enfatiza tanto a mercantilização quanto a redução das responsabilidades do Estado sobre a educação, possibilitando espaço para a atuação do setor privado na educação superior. Essas intervenções refletem-se na redução da autonomia universitária.Downloads
Published
2020-03-24
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.