Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente

Autores

  • Isis Azevedo da Silva Carvalho Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5624

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia, Formação de professores, Inserção, Teoria-prática.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos